terça-feira, 2 de junho de 2009

Teatro "Bhumi, A Mãe Terra"

Abaixo encontra-se uma das peças de teatro que ainda conseguimos arranjar para o festival, mas que, infelizmente, já não conseguimos representar. Ficará para uma próxima vez!

Bhumi, A Mãe Terra

PERSONAGENS E FIGURINO

-Bhumi: longo manto branco atado ao pescoço; chifres prateados enfeitados.

-Brahma: máscara com 3 faces e elmo dourado; saia com armação em forma de flor de lótus; roupa de dança de qualquer cor; jóias.

-Krishna: choli azul escuro; calças amarelas; lenço vermelho à cintura; cinturão dourado; coroa dourada com pena de pavão; brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras.

-Radharani: Gopi dress com véu transparente; jóias.

-Dançarina: roupa de Krishna sem coroa e sem cinturão.


ADEREÇOS

-Tecido branco e leve (oceano de leite);

-2 fantoches de vaca;


PARTICIPANTES

-Silvana: Bhumi; Radharani.

-Eurica: Dançarina(P3) ; Krishna.

-Manu: Brahma

- : Narrador (voz off)

-Fabiano: mridanga e voz

-Cláudio: flauta

-Rui: Audiovisuais


VOZES

Voz do narrador (gravada); Voz de Bhumi; Voz de Brahma.


BANDA SONORA

1. Ravi Shankar, "Mangalam"

2. Passagem ao planeta de Vishnu

3. Música alegre para entrada de Krishna

4. Música romântica para Radha e Krishna, sons de floresta e flauta.

5. Música suave com flauta

BHUMI, A MÃE TERRA

I ACTO

CENA 1

-Bhumi na penumbra com o corpo enrolado no manto.

-Imagens de guerra e devastação projectadas no cenário.

Bhumi Devi, a nossa querida Mãe Terra, andava muito triste. O seu imenso e acolhedor corpo estava ameaçado. Reis e generais gananciosos lutavam constantemente para se dominarem uns aos outros. Nunca estavam satisfeitos e queriam sempre mais. A guerra destruía os bosques, os animais perdiam as suas casas, as pessoas estavam infelizes e não tinham como cuidar da Terra.

Bhumi, a Deusa da Terra assumiu a forma de uma vaca e foi ter com o Senhor Brahma, derramando lágrimas pelo caminho. Brahma, o Criador do Universo, estava sentado numa bela flor de lótus.

-O corpo de Bhumi desenrola-se e surge a cabeça com belos chifres prateados. Brahma entra em cena. Fica sentado num plano mais elevado. Bhumi caminha lentamente em direcção a Brahma.

CENA 2

Mãe Bhumi disse ao Senhor Brahma:

- Querido Pai, és a pessoa mais bondosa da Criação, por isso foste escolhido para nascer na flor de lótus que brota do umbigo do Senhor Vishnu.

- Vishnu, o mágico Supremo, deu vida à natureza simplesmente com o Seu olhar. A natureza engravidou e deu à luz oito filhos: a água, a terra, o ar, o fogo, o éter, a mente, a inteligência e o falso ego. Depois, fez-me nascer do seu umbigo e instruiu-me para meditar durante mil anos. Após esse tempo, deu-me a inspiração para que eu pudesse misturar esses oito elementos. Criei as estrelas e os planetas e todos os seres que habitam neles - semideuses, anjos, seres humanos, animais, plantas e montanhas. Pintei tudo com belas cores, e criei a chuva, para que da Terra brotassem alimentos saborosos.

CENA 3

-Música 1. Brahma e Bhumi ficam parados. Dançarina faz uma pequena coreografia alusiva à Criação do Universo.

Dançarina sai de cena.

CENA 4

- Mas agora está tudo desequilibrado! O meu corpo sofre com a guerra, o sangue de pessoas e animais inocentes queima a minha pele. Muitos me destroem e poucos me protegem. Tento servir a todos, mas preciso de ajuda para manter o solo fértil e fazer nascer as plantas; para manter a água limpa e deixar viver os peixes .

- Para manter o céu limpo e deixar voar os pássaros.

- Por isso peço a tua ajuda!


II ACTO

CENA 5

-Música instrumental em simultâneo com a voz do narrador. (Música 2)

Brahma pensou um pouco e encontrou uma solução. Convidou então Bhumi Devi para acompanhá-lo até ao planeta onde vive o Senhor Vishnu. Quando chegaram à praia do oceano de leite, prestaram reverências ao Senhor Vishnu e dedicaram-Lhe orações.

-Brahma e Bhumi caminham desenhando um infinito no chão. Terminam no meio, virados para o público.

-É estendido um tecido branco leve que simula o oceano de leite.

-Imagem projectada de Vishnu. Brahma e Bhumi fazem-lhe uma saudação. Bhumi fica ajoelhada, de mãos postas e postura submissa. Brahma fica em postura de lótus, meditando.

Brahma sentou-se a meditar até sentir a mensagem do Senhor Vishnu no seu coração. Depois transmitiu essa mensagem à desolada Mãe Bhumi.

- Eis a mensagem de Vishnu: Ele próprio nascerá na Terra na Sua forma original, como Krishna. Nessa altura, irá aliviar todo o teu sofrimento.

- Por favor, fala-me um pouco mais de Krishna. Como é Ele, o que faz, como vai salvar-me?

- Brahma e Bhumi retiram-se do palco.

III ACTO

CENA 6

-Música 3 (alegre, vozes de crianças). Krishna entra saltitante e com ar brincalhão, com as mãos atrás das costas.

Krishna é a pessoa mais atraente de toda a Criação, porque Ele é a fonte de tudo o que existe. É amigo dos animais e da natureza, por isso vai nascer como um menino pastorzinho de vacas. A vaca é o animal preferido de Krishna!

-Krishna tira as mãos de trás das costas, tem um fantoche de vaca em cada mão. Faz alguns movimentos de interacção com as vacas.


PROCURAR PASSATEMPOS INFANTIS CÓMICOS DE KRISHNA

Movimentos soltos e brincalhões, num plano baixo, chão.

- Krishna é a fonte de tudo, e está presente em cada átomo, e também no coração de cada ser vivo. Mas para além disso é também uma pessoa. O Seu belo corpo é de um tom negro azulado. Ele possui plenamente várias qualidades: é o mais belo, o mais forte, o mais rico, o mais renunciado, o mais inteligente e o mais famoso.

- Mas nem sempre Ele Se apresenta como Deus, senão não teria amigos com quem brincar. Com o Seu poder místico, Ele ilude os Seus companheiros, que assim O vêem como uma simples criança.

- Alguns vêem-nO como o filho mais querido e só pensam em protegê-lO. Outros vêem-nO como o melhor dos amigos e fazem com ele todo o tipo de brincadeiras.

CENA 7

PASSATEMPO QUE MOSTRE A PASSAGEM DE KRISHNA DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA

IV ACTO

CENA 8

-Krishna coloca-se em posição de tocar flauta e faz um olhar sedutor.

As Suas amiguinhas vêem-nO como um rapaz encantador que derrete os seus corações. De todas elas, a favorita de Krishna é Radharani, que é a mais bela menina e atrai Krishna pelas Suas qualidades. Na verdade, ela é a única pessoa que consegue dominar Krishna porque tem o coração mais puro e pleno de Amor.

-Música 4. Músicos entram em cena. Radharani entra em cena pelo lado oposto.

-Coreografia que mostra paixão emtre Radha e Krishna. Radha sai do palco e Krishna segue-a. PASSATEMPO DE RADHA E KRISHNA

V ACTO

CENA 9

-Brahma entra em cena.

- Quando Krishna nascer no planeta Terra levará consigo um pouco da Sua morada transcendental. Levará a beleza da Sua aldeia, os Seus amiguinhos, as amigas, os pais, e o Seu irmão Balarama. Juntos irão pôr fim a todos aqueles que tentam destruir a nossa amada Mãe Terra. Todo o universo irá transbordar de Bondade, Paz e Amor. As florestas voltarão a estar habitadas por belos animais e plantas, as pessoas ficarão mais pacíficas e voltarão a apreciar a beleza da Terra.

-Brahma sai do palco.

Com esta mensagem animadora, Brahma conseguiu tranquilizar Bhumi Devi, e voltou então ao seu planeta.

CENA 10

-Música 5. Bhumi vai entrando lentamente pelo lado oposto. Projecção de belas imagens da Terra (paisagens, praia, chuva como se fossem lágrimas). Imagem do planeta Terra. Bhumi faz uma saudação à Terra e permanece ajoelhada.

Bhumi, a vaca mansa derramou sobre a praia lágrimas de felicidade, porque entendeu que Krishna jamais a abandonaria. Ele faria despertar nas pessoas a consciência de que a Terra é a morada de todos, e por isso cabe a todos o papel de preservá-la.

CENA 11

-Manu sem máscaras e Dançarina entram um de cada lado. Bhumi tira o manto branco. Tem por baixo um sari florido. Manu e Dançarina pegam nas pontas do sari e fazem movimentos com o tecido. Bhumi caminha até ficar à frente do sari e faz alguns movimentos de dança que expressem alegria e Paz. Manu e Dançarina colocam o sari sobre os ombros de Bhumi.

Respeitar a natureza é respeitar Deus, porque a Terra é uma criação divina. Se compreendermos isto, podemos sentir a presença de Krishna em todo o lado e até ouvir a doce melodia da Sua flauta. Conseguem ouvi-la?

- Os três inclinam-se, ouvindo a flauta de Krishna. Sorrindo, saem do palco como se seguissem o som da flauta.

Música 1 - Ravi Shankar, Chants of India, "Mangalam" (Cena 3)


Bhumimangalam -Possa haver tranquilidade na terra

Udakamangalam -na água

Agnimangalam-no fogo

Vayumangalam-no vento

Gaganamangalam-no éter

Suryamangalam-no sol

Chandramangalam-na lua

Jagatmangalam-no universo

Jivamangalam-em todos os seres vivos

Dehamangalam-no corpo

Manomangalam-na mente

Atmamangalam-no espírito

Sarvamangalam Bhavatu Bhavatu Bhavatu (3x) - possa haver tranquilidade em toda a parte e em toda a gente.


Música 3 - Jagannatha Suta, Krishna he, "Krishna he" (Cena 6)

Passatempos infantis de Krishna

-Krishna rouba manteiga: as gopis queixam-se a mãe Yashoda que o seu filho Krishna rouba a manteiga e o iogurte que elas penduram nas janelas. Para chegar aos potes de barro, Krishna coloca vários objectos e trepa até lá chegar. Distribui a manteiga pelos macacos e depois come até não poder mais.

-Krishna brinca com os amigos: quando estão na floresta, Krishna e os vaqueirinhos gostam de imitar os animais (pavão, cuco, macaco, sapo), tocam instrumentos, batem palmas e fazem caretas no reflexo da água. Também fazem piqueniques, decoram-se com guirlandas, dançam e cantam, e lutam por brincadeira. Jogavam à bola com frutas, brincavam à cabra-cega.


-Krishna fala com os animais: Todos os animais amam Krishna. Ele não só reciproca com os seus sentimentos, como fala as suas línguas.

Passatempos Juvenis de Krishna

-Krishna rouba os saris das gopis: um dia as gopis foram tomar banho no rio Yamuna e deixaram as suas roupas nas margens. Krishna sabia que todas as gopis o amavam e queriam casar com Ele. Então, Krishna roubou as roupas, subiu a uma árvore e disse às gopis que teriam que ir até ele uma por uma e pedir que lhes devolvesse as roupas. As gopis ficaram embaraçadas, mas acabaram por fazer a vontade de Krishna.


-Krishna atrai Radharani com a Sua flauta

-Radha e Krishna: Quando estavam separados, Radha não parava de falar da beleza e das qualidades de Krishna. Radharani é aquela que atrai o todo-atractivo Krishna.

Sem comentários: