terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Projecto de Voluntariado (02/02/09)

No dia 2 de Fevereiro participei como voluntária no programa Alimentos para a Vida junto à estação de Santa Apolónia das 19:00h às 21:00h. O ambiente estava muito calmo, as pessoas eram muito simpáticas pelo que tive uma certa facilidade em me integrar no grupo.
Neste dia ajudei a distribuir o chá e alguns talheres pelas pessoas que ali estavam no intuito de tomar uma refeição, ajudei a limpar o local e a arrumar os recipientes com a comida no carro e, posteriormente, segui com a equipa de voluntários para o refeitório associativo da instituição para lavarmos os recipientes usados e deixarmos tudo pronto para a segunda-feira seguinte (09/02/09). As cozinheiras (muito simpáticas!) ofereceram-me uma refeição vegetariana que aceitei com muito gosto que estava deveras deliciosa - principalmente a sobremesa!

Aqui estão algumas fotografias que arrisquei tirar durante a minha participação neste programa e também o site que confirma a minha presença no projecto:
Voluntários de Lisboa.











Projecto de Voluntariado



No dia 2 de Fevereiro de 2009 o nosso grupo iniciou o projecto de voluntariado levado a cabo pelo programa Food for Life - Alimentos para a Vida em Lisboa.

O que é o programa Food for Life - Alimentos para a Vida?

O programa Alimentos para a Vida (Hare Krishna - Food For Life) promove a distribuição gratuita de alimentação lacto-vegetariana entre as populações que vivem abaixo da linha de pobreza, estando presentes em todos os continentes.

Quem criou o programa Food for Life - Alimentos para a Vida?

Este programa foi criado por A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em Mayapur (Bengala Ocidental) no ano de 1972 que, ao ver um grupo de crianças a disputar comida com os cães nas ruas da aldeia, declarou: “Ninguém deverá passar fome num raio de 10 km de algum dos nossos templos". Desde esse momento, o Hare Krishna - Food for Life tem vindo a desempenhar um papel muito importante no combate à fome no mundo, afirmando-se como o maior serviço de auxílio alimentar vegetariano à escala global. Para benefício dos mais necessitados, o programa Food for Life serviu mais de 58 milhões de refeições vegetarianas nas duas últimas décadas. A meticulosa preparação e a vasta distribuição de prasadam (alimento vegetariano consagrado) constituiu, desde sempre, um elemento essencial de uma tradição cultural monoteísta vigente na Terra há mais de 5000 anos , representada actualmente pela ISKCON.

Programa Food for Life - Alimentos para a Vida em Lisboa

Em Lisboa o programa de distribuição de refeições teve início no dia 6 de Dezembro de 1995, e no Porto no início de Março de 2002, e constitui uma das actividades mais relevantes que a ISKCON realiza neste momento. Em Lisboa, todas as segundas-feiras por volta das 19:00h, em frente à Estação de Santa Apolónia, são servidas cerca de 100 refeições aos sem-abrigo, cujo número tem vindo a aumentar significativamente. Ocasionalmente também se distribuem roupas e agasalhos. As equipas de voluntários do Food for Life - Alimentos para a Vida procedem à recolha e confecção de vegetais nas cozinhas dos Templos situados nas cidades referidas. Após a confecção, as viaturas ao serviço do Alimentos para a Vida dirigem-se aos locais mencionados onde tem lugar a distribuição da refeição. Os sem abrigo, que aguardam a chegada das viaturas, formam filas para receber a sua refeição.

A refeição

A refeição, servida quente, é de carácter lacto-vegetariano, cujo regime inclui leite e derivados, vegetais, cereais, leguminosas e frutas.
No Inverno é constituída por:
  • Sabji - preparação de alto valor nutritivo, tendo como ingredientes vegetais da época, soja ou leguminosas;
  • Arroz branco ou condimentado;
  • Chá de ervas aromáticas ou sumo de frutas;
  • Doce ou fruta fresca.

No Verão a dieta alimentar não diverge muito da anterior, mas tem maior variedade de vegetais, frutas e saladas.
Os voluntários têm a preocupação de assegurar as condições de higiene pública, tanto na confecção como na distribuição dos alimentos.
Durante este programa o convívio entre os sem abrigo e os voluntários tornou-se um hábito acompanhado de um ambiente amigável que possibilita o diálogo e a partilha da refeição.
Os talheres, os pratos e os copos são de plástico descartável - por motivos de higiene - existindo recipientes para o depósito do material utilizado. Isto denota a nossa preocupação em deixar os locais limpos e arrumados.

Alguns objectivos do programa Food for Life - Alimentos para a Vida

a) Fornecer, sempre que necessário e sem discriminação, refeições vegetarianas nutritivas para necessitados a partir de restaurantes, cozinhas móveis, carrinhas, ou através de distribuição casa a casa.

c) Promover a cultura da alimentação Védica e promover o vegetarianismo através da distribuição de livros, panfletos, vídeos, discursos públicos e aulas de culinária.

d) Aconselhar pessoas desfavorecidas no que diz respeito à abstenção do uso de substâncias tóxicas e todas as outras formas de actividades imorais com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida.

Para mais informações sobre o Programa Food for Life - Alimentos para a Vida consulte este site.