quinta-feira, 5 de março de 2009

Participação num programa matinal Vaisnava - Mangal Arati

No dia 28 de Fevereiro, Sábado, dormi no templo "Hare Krishna", em Lisboa para saber quais as práticas que os monges realizam de manhã a fim de ter algum conhecimento prático sobre o tema do meu projecto. Achei muito interessante, mas também um tanto complexo, uma vez que todos aqueles rituais e práticas exigem grande concentração e acima de tudo capacidade de estar pronto a servir o outro e Krishna. É natural que tudo isto me tenha soado um pouco estranho, ou pelo menos, pouco comum, mas confesso que é muito bom estar na companhia daquelas pessoas. A certa altura pensei que estava num mundo diferente, mas deixei-me levar e vivi aquele momento. Penso que foi uma experiência muito benéfica para mim.
Segundo as palavras dos monges Vaisnavas, "A melhor altura para se meditar é durante o chamado Brāhma-muhurta.", ou seja, aproximadamente uma hora e meia antes do nascer do sol. O Brahma-Muhurta é conhecido como a "Hora Divina" pelo que, segundo a tradição indiana, é a melhor altura para se cantarem mantras específicos e, como já referi, meditar.

Segundo a filosofia Védica diz-se que esta é a melhor altura para se meditar pois é nesta hora que Krishna e os semideuses entram em meditação e começam então a praticar as mais variadas actividades transcendentais ao comando de Krishna. É, então, nesta precisa hora que nós, como almas condicionadas, também devemos começar as nossas actividades, uma vez que, independentemente dos nossos objectivos, mesmo que não tenhamos muita prática de meditação nem concentração, não encontraremos grandes dificuldades.
Abaixo segue, então, a descrição da actividade em que participei em que se pode perceber o facto de ter escolhido fazer uma breve introdução ao Brāhma-muhurta, no texto anteriormente lido:

O habitual programa da manhã começa muito cedo, por volta das 04:30h. A primeira adoração às deidades (neste caso Shri Shri Goura Nitay) é chamada Mangal Arotik, em que “mangal” significa auspicioso e “arotik” adoração. Śrīla Prabhupāda, o mestre espiritual da ISKCON, dizia que todos os devotos a viver nos templos deviam estar presentes neste auspicioso programa.

4:30h – Abrir o altar



O altar abre às 4:30h o que significa que os monges que vivem nos templos têm de acordar por volta das 3:45h ou 4:00h da manhã.
Depois de acordarem tomam um banho de água morna, lavam os dentes, raspam a língua, passam tilaka (pasta constituída por combinações dos seguintes materiais: tumerique, alume, iodo, cânfora, sândalo, chandan, almíscar e argila dos rios sagrados. Serve para identificar determinada linha filosófica e, neste caso, para identificar os seguidores de Vishnu e de suas incarnações, nomeadamente o Senhor Krishna) no corpo e vestem as roupas devocionais para entrarem na sala do templo o mais limpos possível. Estas roupas devocionais são, para as mulheres, o tradicional sari ou o famoso “gopi dress” conhecido por ser bastante prático e rápido a vestir para quem está pouco à vontade com o sari e, para os homens, o tradicional dhoti e kurta sendo que os monges na ordem de vida renunciada (sannyasis e bramacaris) a viver nos templos vestem-se de cor de laranja, a cor que simboliza o celibato.

Às 4:30h o altar abre e dá-se o início ao programa matinal com a adoração das deidades conhecida, então, como Mangal Arotik.

Enquanto um devoto faz a adoração das deidades os outros, dispostos pela sala do templo, começam a cantar os mantras específicos para esta hora acompanhados de instrumentos musicais como o mrdangam e os karatalas. Esses mantras são:

Śrī Śrī Gurv-astaka
Pañca-tattva Mahā-mantra
Hare Krishna Maha Mantra
Śrī Nrsimha pranam

5:00h - Avisos e adoração a Tulasi-devi

A planta de Tulasi é a mais importante planta e é vista muitas vezes nos templos, especialmente aqueles dedicados ao Senhor Vishnu e Senhor Krishna. Neste templos é possível ver-se devotos de Krishna a circundar a planta Tulasi, oferecerem-lhe água e cantar-lhe os seus mantras. Diz-se que esta planta não cresce nem se desenvolve em condições onde não há devoção por Krishna pelo que a planta serve, assim, como uma espécie de barómetro que indica o quão alta é a devoção que a comunidade de devotos de determinado templo tem por Krishna.
A planta Tulasi tem ainda poderes curativos, uma vez que cura o veneno de algumas cobras, elimina os mosquitos e purifica o ar.

Śrī Tulasī Pranam
Śrī Tulasī-kīrtana
Śrī Tulasī Pradaksina Mantra
Śrī Vaisnava Pranam
Leitura das dez ofensas a evitar quando se canta o Maha-Mantra
Śrī Siksastakam

5:20h – Período de Japa

Cantar o Maha Mantra Hare Krishna

6:45h – Aula do Śrīmad Bhāgavatam

O Śrīmad Bhāgavatam é o mais doce fruto da literatura Védica e relata os passatempos e actividades transcendentais da Suprema Personalidade de Deus, Krishna.

7:30h - Adoração a Govinda

Govinda é um dos nomes de Krishna e é representado por um jovem pastor.

7:40h – Guru Puja

Adoração ao mestre espiritual


A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

8:10h – Pequeno-almoço – Prasadam

Excepto a leitura dos avisos e o momento em que se medita no Maha-Mantra, tudo o resto é feito a cantar utilizando instrumentos musicais milenares. No fim de cantarmos sentados e em pé, serviram prasada - alimento cozinhado com amor e oferecido a Krishna pelos seus devotos. Existe toda uma complexa ciência à volta do termo prasadam, mas as características mais importantes resumem-se às seguintes:

A Prasada é espiritual e não é diferente de Krishna;
Purifica o coração;
Liberta-nos de reacções pecaminosas;
Sri Caitanya Mahaprabhu e Krishna ficam muito satisfeitos se os devotos cozinharem e lhes oferecerem alimentos;
Ajuda a controlar os sentidos, nomeadamente a língua.

Através da participação neste programa penso que terei mais facilidades em perceber alguns aspectos teóricos que estou a tratar no projecto.