domingo, 15 de fevereiro de 2009

Inquérito realizado aos alunos do ensino diurno da ESRDL

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, os alunos do grupo 2 do 12° 5a estão a elaborar um inquérito que terá como objectivo principal entender se a implementação de uma ementa vegetariana (regime alimentar baseado fundamentalmente em alimento de origem vegetal que exclui a carne, o peixe e os ovos e, por vezes, o mel, o leite e seus derivados) na cantina da escola é favorável aos alunos. Para isso gostaríamos que respondesses a este pequeno inquérito tentando ser o mais sincero e objectivo possível.

Grupo I
  1. Idade
  2. Sexo
  3. Ano
  4. Nacionalidade
  5. Qual é a tua ascendência?

    • Portuguesa
    • Brasileira
    • Chinesa
    • Russa
    • Angolana
    • Outra
Grupo II
  1. Com que frequência almoças no refeitório da escola?

    • Todos os dias
    • 1 ou 2 vezes por semana
    • Não almoço no refeitório da escola

  2. Se não almoças no refeitório da escola ou se o frequentas poucas vezes isso deve-se:

    • À incompatibilidade com o teu horário
    • À incompatibilidade com o teu tipo de alimentação
    • Outra

  3. O que achas do almoço do refeitório da escola?

    • Bom
    • Razoável
    • Mau
Grupo III
  1. O que entendes por alimentação vegetariana?

    • Saudável
    • Ecológica
    • Baseada em motivos espirituais ou religiosos
    • Económica
    • Deficiente (falta de vitaminas,proteínas e outros)
    • Põe em risco a saúde
    • Põe em risco o ambiente
    • Outra

  2. Passarias a almoçar mais vezes no refeitório da escola se houvesse uma ementa vegetariana?

    • Sim - porquê?
    • Não - porquê?
Obrigado pela tua colaboração!

Projecto da ementa vegetariana na escola

Em conjunto com o grupo 2B o nosso grupo tem vindo, desde o início do ano, a promover o projecto da implementação de uma ementa vegetariana no refeitório da nossa escola. Para isso realizámos inquéritos à quase totalidade dos alunos do ensino diurno a fim de sabermos a sua opinião no que diz respeito a este projecto. Os inquéritos foram distribuídos às turmas durante as aulas de área de projecto pelo nosso grupo e pelo grupo 2B. Não houve grande dificuldade na realização desta tarefa uma vez que os dois grupos fizeram um rápido e eficaz trabalho juntos.
Após recolha de cerca de 450 inquéritos eu fiz uma breve análise dos mesmos a fim de saber a resposta dos alunos relativamente ao facto de passarem a ir mais vezes à cantina caso passasse a existir uma ementa vegetariana na escola e se concordariam com o facto de haver essa mesma ementa. Dessa breve análise cheguei à conclusão de que aproximadamente 80% dos alunos do ensino diurno da ESRDL não aprovariam o projecto e de que apenas 20% dos alunos o aprovariam.
Ainda assim, continuámos a fazer inquéritos ao resto da escola e a analisá-los para construir a amostra, mas foi nessa altura que recebemos a informação de que seria completamente impossível concluirmos o projecto da implementação de uma ementa vegetariana na escola uma vez que isso teria que passar pelo Ministério da Educação e também por um conjunto de burocracias com as quais não estaríamos aptos a lidar, até porque já não tínhamos muito tempo para finalizar o projecto.
Verificada esta situação, o grupo reuniu-se para trocar ideias sobre outro projecto alternativo a este e foi assim que decidimos fazer o "Dia do Vegetarianismo" na nossa escola. Mais informações sobre este evento estão disponíveis no tópico "Dia do Vegetarianismo - ESRDL" do arquivo do blogue.

Logótipo


Este logótipo é constituído por imagens alusivas à dança (cabeça de uma dançarina de Bharata Natyam), à musica (instrumentos musicais como o harmónio, tabla, karatalas e cítara), à gastronomia (pratos com especiarias indianas), aos hábitos e costumes indianos (cores fortes e mãos com heenna) e à filosofia (imagem de Krishna e Arjuna na batalha de Kuruksetra). Pretendemos que a partir de agora ele seja usado como marca do nosso grupo.

Tarefas realizadas no 2° Período

  • (concluído) Actualizar o Diário de Bordo (2° Período)
  • (concluído) Análise dos inquéritos
  • (concluído) Contactar associação Food For Life - Alimentos para a Vida
  • (concluído) Explicar em que consiste o evento "Dia do Vegetarianismo"
  • (concluído) Falar com a Dr. Inês do Conselho Executivo
  • (concluído) Falar com o Sr. Artur
  • (concluído) Ir ao auditório de Santa Joana Princesa
  • (concluído) Ir ao evento no Museu do Oriente dia 30/01/09 às 18:00h
  • (concluído) Fazer o balanço final do 1° Período
  • (concluído) Logótipo
  • (concluído) Fazer o ponto de situação relativamente ao projecto da ementa vegetariana na escola
  • (concluído) Encontrar-nos com um membro da AVP (18/02/09 às 18:30h)
  • (concluído) Apresentação do estado do projecto à turma
  • (concluído) Digitalizar as folhas do portefólio
  • (concluído) Palestra sobre vegetarianismo
  • (concluído) Ir ao templo Radha-Krishna
  • (concluído) Ir ao auditório de Santa Joana Princesa (11/03/2009)
  • (concluído) Participar no projecto de Voluntariado
  • (concluído) Participar num programa matinal Vaisnava
  • (concluído) Fazer o fato de dança (tirar medidas, etc)
  • (concluído) Organizar o evento da exposição fotográfica no CREM
  • (concluído) Reorganizar o portefólio
  • (concluído) Elaborar a 3ª versão do projecto
  • (concluído) Passar o relatório do evento do "Dia do Vegetarianismo" a limpo
  •