sábado, 15 de novembro de 2008

Planificação do Projecto (ano inteiro)

  • 1º Período:
    • Definição dos elementos do grupo, (concluído)
    • Definição do tema, (concluído)
    • Organização dos recursos, (concluído)
    • Pesquisa de informação, (concluído)
    • Procurar espaço para festival, (concluído)
    • Atribuição de inquéritos sobre o vegetarianismo, (concluído)
    • Análise dos inquéritos, (concluído)
    • Arranjar contactos, (concluído)
    • Aula de animação. (concluído)
  • 2º Período
    • Finalizar as tarefas em falta do 1° Período, (concluído)
    • Elaborar orçamento p/ o festival, (sem efeito)
    • Organização de uma palestra sobre o vegetarianismo e realização do evento "Dia do Vegetarianismo" na ESRDL, (concluído)
    • Aulas de dança, (concluído)
    • Projecto de voluntariado, (a concluir)
    • Organização da informação do portefólio, (concluído)
    • Escolha das músicas a passar no festival e treino das mesmas, (concluído)
    • Visualização do espaço onde se realizará o festival, (concluído)
    • Possível decoração (luz, cor, som, imagem, vestuário, organização estratégica - cadeiras, palco, etc.), (concluído)
    • Ínicio da elaboração de uma maquete que retratará o festival, (concluído)
    • Divulgação do projecto através de um site, (a concluir)
    • Terminar o projecto da ementa vegetariana na escola. (sem efeito)
  • 3º Período
    • Finalização dos objectivos do segundo período,
    • Ir ao espaço e "testar" o evento (ver se tudo está a correr bem, se falta alguma coisa, como arranjá-la, etc.), (concluído)
    • Concretização da parte teórica do trabalho, (concluído)
    • Arranjar recursos para o documentário, (concluído)
    • Planificação do festival em si (hora de início e final, distribuição das actividades - iôga, dança, música, documentário, slideshow, filosofia, decidir qual a refeição a servir e contactar os cozinheiros), (concluído)
    • Elaboração de folhetos, (concluído)
    • Finalização do fato de dança, (concluído)
    • Finalização da maquete, (concluído)
    • Apresentação do projecto de voluntariado,
    • Apresentação do projecto da ementa vegetariana na escola, (sem efeito)
    • Apresentação dos colaboradores, apoios e agradecimentos.

Objectivos específicos

Neste espaço serão explicados pormenorizadamente os objectivos de cada tema que nos propomos tratar no festival.
  • Música:
    A música incluída no festival será o bhajan (canção devocional, muito simples, que expressa amor pelo divino). O festival terá início ao som de um bhajan. Estes bhajans serão frequentes ao longo do festival, uma vez que podem ser cantados de diferentes formas, pelo que cada sessão trará sempre música nova.

  • Dança:
    A dança escolhida é o Bharata Natyam e será dançada por mim, Sara Duarte. Em princípio actuarei apenas uma vez ou, pelo menos, com apenas uma coreografia (dependendo da minha capacidade e rapidez de aprendizagem).

  • Gastronomia:
    Sugerirei a seguinte ementa aos cozinheiros:

    • Bebida: sumo de frutas ou chá natural;
    • Sopa: mung dal,
    • Prato principal: arroz de legumes (ervilha e cenoura), sabji (batata, cenoura, brócolos, entre outros vegetais), kofta (género de almôndegas vegetarianas) com molho de tomate, kachori (pastel de vegetais), chutney de maçã (molho agridoce de maçã);
    • Salada: alface, tomate, coentro, maçã e maionese;
    • Sobremesa: halava de banana com molho doce de alfarroba.

  • Hatha Iôga:
    Estamos a estabelecer contactos.

  • Vestuário:
    Pretendemos que os organizadores do festival estejam vestidos com sari (mulher) ou kurta e dhoti (homem) ou pelo menos as pessoas que recebem o público.

  • Exposição fotográfica:
    Projecção de fotos de lugares da Índia, tradições, hábitos, etc.

  • Pintura de mãos com Heenna:
    Estamos a estabelecer contactos.

  • Teatro:
    A ideia de fazermos uma peça de teatro surgiu posteriormente à planificação inicial do festival e no âmbito de tornarmos a apresentação do nosso projecto mais original, pelo que pretendemos, então, tratar um tema relacionado com a filosofia Vaisnava que conste do nosso trabalho.

  • Maquete do projecto:
    Será realizada por Inês Veladas e constituirá a representação do festival em miniatura, desde os instrumentos às bancadas, comida, etc. A maquete estará situada à entrada do festival para que a pessoa antes de entrar já possa ter uma ideia do que vai assistir.

  • Palestra sobre vegetarianismo:
    Já entrámos em contacto com um membro da Associação Vegetariana Portuguesa (Paulo Daniel) que se mostrou muito favorável à realização de uma palestra, que será acompanhada pela visualização de um documentário chamado A Carne é Fraca, durante o festival.

  • Documentário:
    Pretendemos gravar o festival para mais tarde criarmos um documentário que será entregue ao Centro de Recursos da escola e aos colaboradores do projecto.

  • Site:
    http://olharaindia.webs.com/ (Em construção)

  • Voluntariado:
    A realizar durante o segundo período.

  • Folhetos informativos/livro:
    Estamos a estabelecer contactos.

Recursos

  • Dança: conseguimos arranjar aulas de Bharata Natyam gratuitas dadas por Ekanta Bhakti Devi Dasi. Já comprei um fato dessa dança (nada barato, diga-se de passagem), bem como todos os acessórios requeridos para a mesma (também nada baratos!). Encomendei ainda um livro intitulado Natya Shastra de Bharatamuni sobre a teoria da dança.

  • Música: Dou aulas de um instrumento musical tradicional da Índia chamado mṛdańga (lê-se mridanga), portanto, serei eu quem vai tocar durante o festival.

  • Gastronomia: consegui arranjar dois cozinheiros de comida vegetariana profissionais que se disponibilizaram a fazer as ementas para o festival.

  • Outros: o nosso grupo possui ainda outros recursos como câmara de vídeo e câmara fotográfica.
Por enquanto são estes os recursos que temos disponíveis.

Bibliografia

Sites consultados:

http://www.shubhanu.com/
http://www.karnart.org/
http://www.indembassy-lisbon.org/
http://www.indembassy-lisbon.org/uk/edu_learn_music.html
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=265
http://cultura.cm-lisboa.pt/
http://en.wikipedia.org/wiki/Bharatanatyam
http://en.wikipedia.org/wiki/Carnatic_music
http://en.wikipedia.org/wiki/Indian_classical_music
http://en.wikipedia.org/wiki/Bharatanatyam#Ideal_qualities_of_dancers
http://www.iskcon-portugal.org/
http://www.festivaldaindia.com.br/english/index.htm
http://www.supergoa.com/pt/read/news_cronica.asp?c_news=481
http://caminhaescola.blogspot.com/2008/05/dia-da-cultura-indiana-na-ancorensis.html
http://www.artindia.net/bharata.html
http://in.geocities.com/medhahari/bharatanatyam/bharatanatyam.html
http://www.hcidhaka.org/culture/dance.html
http://www.woodlands-junior.kent.sch.uk/Homework/india/dailylife.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Hare_Krishna
http://en.wikipedia.org/wiki/Ishvara
http://en.wikipedia.org/wiki/Jiva
http://en.wikipedia.org/wiki/Karma
http://en.wikipedia.org/wiki/Krishna#Bhakti_tradition
http://en.wikipedia.org/wiki/Paramatma
http://en.wikipedia.org/wiki/Prakrti
http://en.wikipedia.org/wiki/Radha_Ramana
http://en.wikipedia.org/wiki/Svayam_Bhagavan
http://en.wikipedia.org/wiki/Vaishnavism
http://en.wikipedia.org/wiki/Vedas
http://en.wikipedia.org/wiki/Vedic_Sanskrit
http://en.wikipedia.org/wiki/Sanskrit
http://www.tilakpyle.com/sanskrit_alphabet.htm
http://www.omniglot.com/writing/sanskrit.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Yugas
http://bhajanbrasil.ning.com/
http://www.gaurangadharmaglobalmission.org/SriSriGuruAstaka.html
http://harekrishna.org.br/modules/mastop_publish/?tac=65
http://www.iskcon.com/basics/kirtan.html

Livros consultados:

Moravia, Alberto, pseud.; Freio, Jorge, trad., Uma visão da Índia, Lisboa: Arcádia, imp. 1964, Biblioteca Arcádia de bolso, Secção VIII, Documentos e estudos diversos.

Fonseca, Patrícia; Doce, Nacho, 1965 - fotogr., Índia : rituais da terra sagrada, [Lisboa]: PT Prime 2001

Gans, Raymonde de, A Índia misteriosa, Lisboa: Amigos do Livro

Aragão, Maria José, Alimentação vegetariana versus alimentação tradicional, Lisboa: Livros Horizonte cop. 1999

Waterstone, Richard, O espírito da Índia, Lisboa: Temas e Debates, imp. 1996

Satsvarupa dasa Gosvami, Elements of Vedic Thought and Culture, Bhaktivedanta Book Trust, 1995

Sarabhai, Mrinalini, Understanding Bharata Natyam, The Darpana Academy of Performing Arts, 1992

Bhakti Vikash Swami, A Beginner's Guide to Krishna Consciousness

Bablu Das, Introduction to the Mrdangam

A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, O Néctar da Instrução, Bhaktivedanta Book Trust, quinta edição, 2002

A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Bhagavad-Gita - Como Ele É, AGA Estúdio, quarta edição, 2006, São Paulo - Brasil

Participação em eventos

O grupo tem procurado participar em eventos relacionados com o nosso projecto e com a Índia a fim de ganharmos alguma experiência no que diz respeito a esta cultura.

Dia mundial do Veganismo, 1 Nov 2008 (15:00h)


Este foi o primeiro evento a que nos propusemos ir. Neste evento realizaram-se várias actividades tais como:
  • Visualização do filme Terráqueos, narração de Joaquin Phoenix e banda sonora de Moby
  • Debate sobre veganismo liderado por Paulo Daniel, membro da AVP
  • Lanche
  • Sessão fotográfica
O filme a que assisti (Terráqueos) foi realmente muito chocante ao ponto de ter que sair da sala onde este estava a ser projectado. Mesmo sem ver algumas partes, posso dizer que o filme retrata, sem misericórdia alguma, o sofrimento animal desde as aves aos peixes, aos porcos, vacas, etc e todos os pormenores de como se arrancam e se sufocam vidas sem muitas vezes ser-se suficientemente consciente do que é viver. O egoísmo, a inércia, a ironia e a esquizofrenia humana estão fortemente presentes no fillme que faz ver pormenores homicidas que repugnam qualquer ser consciente.

Seguiu-se um debate sobre vegetarianismo onde se discutiram as razões para se ser vegetariano entre outras coisas tais como a experiência de cada um enquanto vegetariano (o que mudou na sua vida, se gastam mais ou menos dinheiro, etc.), o voluntariado na associação vegetariana portuguesa, o conceito de público alvo, razões espirituais, aspectos relacionados com a saúde e educação, etc.
Este evento deu-se como terminado às 18:45h.

"Uma noite na Índia", 1 Nov 2008
(19:30h)


O segundo evento a que nos propusemos ir chamava-se "Uma noite na Índia". Durante este evento realizaram-se várias actividades relacionadas com Índia, tais como:
  • Bharata natyam (dança clássica da Índia), pela dançarina portuguesa Ekanta Bhakti
  • Bhajan (género de canção devocional com instrumentos clássicos), por Sara Duarte e Bhakta Matias
  • Exposição fotográfica, por Radha Shakti
  • Visualização de um documentário sobre a Índia
  • Refeição lacto-vegetariana típica da Índia
O ambiente do evento estava realmente encantador: velas, flores, panos brilhantes, incensos, panfletos, cartazes, tons castanhos e doirados predominavam. Nada de luzes fortes e os sons eram verdadeiramente harmoniosos. Este evento terminou por volta das 00:30h.

Objectivos gerais do projecto

O nosso projecto consistirá na apresentação de um festival sobre a Índia e contará com diversas actividades relacionadas com este país que publicaremos no blog posteriormente. O objectivo deste trabalho é dar a conhecer ao Ocidente um pouco do Oriente, é mostrar uma outra perspectiva de vida e é, acima de tudo, assimilar e partilhar as várias experiências obtidas, uma vez que o projecto é, também para nós, um grande mistério!

Como já referi, pretendemos fazer um festival onde se incluam temas como:
  • Música,
  • Dança,
  • Gastronomia (vegetarianismo),
  • Hábitos e costumes (saúde, indumentária, etc.),
  • Exposições fotográficas,
  • Sessões de iôga,
  • Outros.
Relativamente ao festival, estamos indecisas entre realizá-lo na escola ou fora dela.
O trabalho será constituído por uma base teórica que servirá de apoio para a parte prática que corresponde ao festival. Essa base teórica será em breve exposta num site que conterá toda a informação relativa ao tema do projecto. Outro dos nossos objectivos é fazer parte de um programa de voluntariado a realizar numa associação chamada Food for Life que será exposto no dia do festival. Em parceria com o grupo 2B estamos ainda a levar a cabo o projecto da implementação de uma ementa vegetariana na nossa escola (Escola Sec. Rainha D. Leonor), a fim de proporcionar um maior leque de opções aos alunos, não discriminando, assim, ninguém. No dia do festival (ou em Janeiro e na escola) pretendemos que seja realizada uma palestra sobre vegetarianismo dada por um dos membros da Associação Vegetariana Portuguesa. Por último gostaríamos de gravar todo o festival para que pudéssemos fazer um documentário que seria entregue ao centro de recursos da escola e aos colaboradores do projecto.
Por enquanto temos apenas estes objectivos, caso surjam mais serão aqui publicados.

Escolha do tema

Como somos duas alunas do agrupamento de ciências socioeconómicas e temos tido a disciplina de Economia A ao longo dos últimos dois anos decidimos fazer uma pausa nesta área. Posto isto, o grupo decidiu focar o projecto num tema alternativo, nomeadamente a cultura milenar da Índia, pretendendo abordar temas como religião, gastronomia, música, dança e hábitos e costumes. Como é sabido, esta cultura tem mais de cinco mil anos pelo que para obtermos informação sobre ela teríamos que trabalhar sobre enormes quantidades de documentos (o que dificultaria imenso o trabalho uma vez que somos apenas duas pessoas). Para resolvermos este problema, eu e a minha colega Inês, decidimos continuar com o mesmo tema (cultura milenar da Índia) focando-o em apenas uma perspectiva, ou seja, dentro do tema religião realçar uma única religião, dentro do tema da dança realçar uma única dança, dentro do tema da música realçar apenas um estilo musical e assim sucessivamente.
Será então um trabalho que não pretende dar a conhecer a cultura indiana a fundo, mas sim mostrar a Índia de uma perspectiva geral, resumindo-se a um olhar sobre a Índia.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Apresentação do projecto à turma

No dia 13/11/08 (Quinta-feira), o nosso grupo realizou a apresentação oral do projecto à turma fazendo referência aos seguintes aspectos:
  1. Identidade dos elementos do grupo (Sara Duarte e Inês Veladas)
  2. Tema/Problema a desenvolver
  3. Objectivos gerais para o projecto
  4. Distribuição de Tarefas
  5. Produtos/Eventos
Apesar de estar um pouco nervosa, a apresentação correu bem e penso que consegui abranger os objectivos propostos.

O que é a Área de Projecto?

A Área de Projecto é uma área curricular não disciplinar de final do ensino secundário que visa a integração de competências adquiridas nas diferentes disciplinas ao longo do percurso do ensino secundário, desenvolvendo e aprofundando competências de trabalho autónomo e em equipa no âmbito da elaboração de trabalhos de iniciação à investigação, na aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas do currículo, na utilização de ferramentas simples de tratamento de dados, na análise e interpretação qualitativa e quantitativa da informação e de monitorização de fenómenos físicos e/ou humanos.

Pretende-se com esta área curricular disponibilizar um espaço e um tempo de responsabilização do aluno ou da equipa de alunos, no desenvolvimento de um trabalho dentro e/ou fora do espaço da escola, enquadrado e sob a supervisão e acompanhamento contínuo e sistemático do docente responsável.

Como se processa a avaliação da Área de Projecto?

Há uma classificação no final de cada período numa escala de 0 a 20 valores. Contudo, atendendo ao tipo de trabalho, a forma como decorre a avaliação é diferente dado que não há testes. Todas as actividades que os alunos desenvolvem no âmbito do projecto são objecto de uma avaliação contínua e sistemática que recorrerá à observação por parte do professor, do trabalho que o aluno vai produzindo, da sua capacidade para trabalhar com outros, etc. O acompanhamento das diferentes fases do trabalho, o interesse e responsabilidade dos alunos, a dinâmica de grupo, a persistência e autonomia com que os alunos realizam as tarefas, a progressão das capacidades e competências darão elementos para a avaliação.