sábado, 22 de novembro de 2008

Fato e acessórios de dança

Aqui estão algumas fotos do fato de dança que estamos a fazer à mão uma vez que não podemos suportar os custos de um novo ou de um feito à mão por uma costureira profissional (150€).



domingo, 16 de novembro de 2008

Contactos estabelecidos ao longo do ano

Associação Vegetariana Portuguesa

O meu nome é Sara Duarte e sou estudante do 12° ano na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade/Lisboa. Sou vegetariana há dois anos e conheci o site da AVP enquanto pesquisava sobre vegetarianismo.
No âmbito da disciplina de Área de Projecto eu e alguns colegas meus estamos a abordar o tema do vegetarianismo como parte integrante do nosso projecto final que é a apresentação de um" festival alternativo" baseado na cultura milenar da Índia. Posto isto, a nossa primeira ideia foi tentar implementar uma ementa vegetariana/vegana na cantina da escola começando pela distribuição de inquéritos pelos alunos de toda a escola a fim de saber a sua opinião. Após análise de mais de metade dos inquéritos chegámos à conclusão de que os alunos não têm noção do que é o vegetarianismo. Confrontámos o professor da disciplina com este facto pelo que este sugeriu que contactássemos alguém credenciado na área do vegetarianismo para dar uma palestra ou algo semelhante na nossa escola no intuito de clarificar as ideias ambíguas dos alunos. Gostaria então de saber se a Associação Vegetariana Portuguesa tem por hábito fazer este tipo de actividades em escolas e, no caso de ter, como faço para entrar em contacto com alguma pessoa capaz. Gostaria ainda de saber como funciona o voluntariado dentro da Associação, uma vez que me pareceu uma ideia interessante. Agradeço desde já toda a informação que possam fornecer e a atenção dispensada.

Sem mais assunto,

Sara Duarte
Conselho Executivo da ESRDL

Exma. Sra. Presidente do Conselho Executivo
da Escola Sec. Rainha Dona Leonor

Somos um grupo de alunos da 5ª turma do 12º ano que, no âmbito da disciplina de Área de projecto, vimos solicitar autorização para realizar um inquérito de opinião a todas as turmas diurnas da Escola. O objectivo do inquérito é tomar conhecimento dos hábitos alimentares dos alunos a fim de propormos a implementação de uma ementa vegetariana na escola.

Em anexo ao pedido apresentamos o inquérito a realizar.

Agradecemos a atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos:

Assinaturas

20 de Outubro de 2008

Pelouro da Juventude CML

O meu nome é Sara Duarte e sou estudante do 12° ano na Escola Secundária Rainha Dona Leonor. No âmbito da disciplina de Área de Projecto eu e uma colega minha (Inês Veladas) estamos a fazer um trabalho sobre a cultura milenar da Índia. Como somos alunas de Economia e temos tido esta disciplina nos últimos dois anos decidimos fazer uma pausa e tratar um assunto que interessasse às duas e que fosse um assunto diferente para chamar a atenção das pessoas. O projecto está ainda na fase inicial, mas já temos a planificação toda feita até ao fim do ano lectivo 2008/2009 que pode ser consultada no blogue http://grupo2ap2008.blogspot.com. O nosso objectivo não é apenas fazer um simples trabalho, mas sim fazer um projecto um pouco mais elaborado que consistirá num festival. Já temos tudo organizado, isto é, todas as actividades que vamos realizar desde dança e música tradicional indiana à pintura de mãos com Heenna, exposição fotográfica, apresentação de uma palestra sobre vegetarianismo dada por um dos membros da associação vegetariana portuguesa, apresentação do projecto de voluntariado que faremos ou na associação vegetariana portuguesa ou numa outra associação designada por food for life, serviremos ainda uma refeição típica indiana, teremos sessões de iôga, bem como explicação da filosofia indiana representada ou através de uma peça de teatro ou oralmente ao público. A par disto pretendemos fazer um documentário do festival que será entregue aos colaboradores do projecto e ao centro de recursos da nossa escola. Estamos a trabalhar para isto como se pode ver no blogue e temos já muitos contactos. Apesar de estarmos empenhadas no trabalho, o nosso público-alvo não é propriamente os alunos da nossa escola, mas sim toda a população em geral o que quer dizer que precisaríamos à partida de um espaço onde pudéssemos fazer o festival bem como algum material de som e imagem ou pelo menos alguma ajuda a este nível. Encontrámos um espaço muito bom na Avenida Almirante Gago Coutinho, n 90, mas não temos dinheiro para lá ficar um dia inteiro o que dificulta bastante a realização do nosso projecto por sermos estudantes. De qualquer forma só precisaríamos do espaço no mês de Maio, aquando da finalização do projecto e concretização do festival. Gostaria então que me dissesse se é possível recebermos alguma ajuda e a que níveis para sabermos se podemos continuar com o projecto ou se realmente teremos de o tornar um pouco menos ambicioso e, caso não nos possa ajudar, a quem nos podemos dirigir no intuito de obter alguma ajuda. O projecto tem um site (http://olharaindia.webs.com/ - ainda em fase de construção) que estou a fazer onde serão divulgados todos os colaboradores.

Obrigada pela atenção,

Sara Duarte


Embaixada da Índia

Somos duas alunas estudantes do 12° ano na Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Alvalade-Lisboa) que, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, estamos a fazer um trabalho sobre a cultura milenar da Índia. O projecto está ainda na fase inicial, mas já temos a planificação toda feita até ao fim do ano lectivo 2008/2009. O nosso objectivo não é apenas fazer um simples trabalho, mas sim fazer um projecto um pouco mais elaborado que consistirá num festival. Já temos tudo organizado, isto é, todas as actividades que vamos realizar desde dança e música tradicional indiana à pintura de mãos com Heenna, exposição fotográfica, apresentação de uma palestra sobre vegetarianismo dada por um dos membros da associação vegetariana portuguesa, apresentação do projecto de voluntariado que faremos ou na associação vegetariana portuguesa ou numa outra associação designada por food for life, serviremos ainda uma refeição típica indiana, teremos sessões de iôga, bem como explicação da filosofia indiana representada ou através de uma peça de teatro ou oralmente ao público. A par disto pretendemos fazer um documentário do festival que será entregue aos colaboradores do projecto e ao centro de recursos da nossa escola. Apesar de estarmos empenhadas no trabalho, o nosso público-alvo não é propriamente os alunos da nossa escola, mas sim toda a população em geral o que quer dizer que precisaríamos à partida de um espaço onde pudéssemos fazer o festival bem como algum material de som e imagem ou pelo menos alguma ajuda a este nível. Encontrámos um espaço muito bom na Avenida Almirante Gago Coutinho, n° 90, mas não temos dinheiro para lá ficar um dia inteiro o que dificulta bastante a realização do nosso projecto por sermos estudantes. De qualquer forma só precisaríamos do espaço no mês de Maio, aquando da finalização do projecto e concretização do festival. Gostaria então que me dissesse se é possível recebermos alguma ajuda e a que níveis (opiniões, sugestões, outros) para sabermos se podemos continuar com o projecto ou se realmente teremos de o tornar um pouco menos ambicioso e, caso não nos possa ajudar, a quem nos podemos dirigir no intuito de obter alguma ajuda. O projecto tem um site (http://olharaindia.webs.com/ - ainda em fase de construção) que estamos a fazer onde serão divulgados todos os colaboradores.

O festival realizar-se-á durante o mês de Maio e com ele pretendemos dar a conhecer à população os hábitos e costumes da Índia desde o vestuário, à gastronomia, à dança, à música, entre outros. Planeamos mostrar tudo isto através de actuações em palco (no próprio festival), haverá gastronomia típica ao dispor, para que as pessoas possam experimentar uma alimentação diferente da que estão habituadas no seu quotidiano tipicamente português, e estará exposto o vestuário típico da Índia, bem como algumas fotografias alusivas ao país. Para mais informações sobre o nosso projecto e a sua organização podem visitar o nosso blogue de grupo que explica detalhadamente os objectivos do trabalho e os passos que têm que ser dados para a realização do festival: http://grupo2ap2008.blogspot.com.

Obrigada pela atenção,

Festival da Índia 2009 - Portugal
Inês Veladas
Sara Duarte

4 de Dezembro de 2008

Associação Vegetariana Portuguesa
Bom dia!

Contactei a associação vegetariana portuguesa há já uns meses para pedir informações sobre a realização de uma palestra/debate sobre vegetarianismo na minha escola (Escola Secundária Rainha Dona Leonor) pelo que me foi dito que isso seria possível. Posto isto, pretendia agora agendar uma possível data para a dita palestra uma vez que já entrei em contacto com o Conselho Executivo da minha escola. Em principio, uma boa data seria no dia 02/03/09, segunda-feira, entre as 10:00h e as 12:00h no máximo para que depois houvesse um convívio que seria acompanhado por algumas preparações vegetarianas, até às 13:00h, aproximadamente. Se for possível a realização do debate e visualização do filme "A carne é fraca" neste dia e entre estas horas agradecia que confirmasse para que também eu possa confirmar com o Conselho Executivo da escola o dia e a hora. O objectivo é encontrarmo-nos na escola antes das 10:00h para conhecer o espaço e pôr o carrinho multimédia/outro a funcionar com o documentário "A carne é fraca", para que depois possam fazer a palestra/debate e seguirmos para o convívio. Relativamente a este convívio gostaria ainda de saber se é possível a vossa participação quanto à preparação de alguns pratos vegetarianos (bolos, doces, etc.) e quanto seria a despesa.

Sem mais assunto,

Sara Duarte

9 de Fevereiro de 2009

Conselho Executivo da ESRDL

Exma. Sra. Do Conselho Executivo da ESRDL

Somos um grupo de alunos do 12° 5 que, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, vem por este meio pedir autorização para a realização de um evento denominado “Dia do Vegetarianismo”. Esta ideia surgiu do facto de termos feito inquéritos à maior parte dos alunos diurnos desta escola e por termos concluído que uma grande percentagem não sabe ou tem pouco conhecimento acerca do vegetarianismo e de estilos de vida saudáveis. Neste dia pretendemos, então, trazer à escola alguns membros da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP – Paulo Daniel) que trarão consigo um documentário chamado “A carne é fraca” que pretendemos visualizar na escola. Para além disto, os membros da AVP farão um debate sobre vegetarianismo e explicarão os factos e os mitos que rondam este polémico tema. Após o debate, a nossa ideia seria deslocar-nos ao átrio para efectuar um convívio que estaria acompanhado de algumas preparações vegetarianas trazidas pela AVP e/ou pelos membros do programa Food for Life – Alimentos para a Vida.
Em suma, e para que este evento possa ser realizado com sucesso, pedimos cordialmente um dos espaços disponíveis para a realização deste tipo de actividades como a Biblioteca, a sala Polivalente ou o Anfiteatro, acompanhado de um carrinho/multimédia no dia 02/03/09 entre as 09:45h e as 13:15h. Tendo em conta que este tema aborda aspectos relacionados com a saúde, condição física e estilos de vida saudáveis, pedimos ainda autorização para convidar o máximo de turmas possíveis (do 11° e 12° ano) que estejam a ter educação física nestas duas horas, falando com os respectivos professores e informando-os devidamente acerca do evento. Por fim, e no que diz respeito à última parte desta actividade - convívio – solicitamos autorização para afixar em locais específicos da escola (entrada da mesma e átrio) cartazes que contenham informação acerca do debate a realizar; solicitamos também autorização para dispormos mesas com comida vegetariana no átrio e a possibilidade de usarmos um ou dois dos placards de exposição situados no átrio com informação subordinada ao tema em questão para que mesmo os que não participem neste debate possam ter acesso à informação.

Sem mais assunto,


Sara Duarte

10 de Fevereiro de 2009


Centro de Recursos Educativos Multimédia

Exma. Sra. Coordenadora dos serviços do CREM,

Somos um grupo de alunas que, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, vem por este meio pedir autorização para efectuar uma exposição fotográfica no CREM subordinada ao tema "Cultura Milenar da Índia" em que pretendemos mostrar aspectos relacionados com a filosofia, gastronomia, dança, música, entre outras curiosidades. Para tal necessitamos de um espaço onde possamos afixar as fotografias e de mesas onde possamos expôr alguns artigos, livros e objectos alusivos à cultura deste país.

Sem mais assunto e grata pela atenção,

Sara Duarte

16 de Março de 2009

Paulo Sousa, sitarista

Bom dia,

O meu nome é Sara Duarte e faço parte de um grupo de alunos do 12° ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor. No âmbito da disciplina de Área de Projecto eu e uma colega minha, Inês Veladas, iniciámos um trabalho relacionado com a Índia em que pretendemos fazer, como projecto final deste nosso trabalho, um festival que contará com a presença dos monges Vaisnavas do movimento "Hare Krishna" e com uma série de actividades desde pintura da mãos com heenna à dança indiana Bharata Natyam, bhajans, exposições fotográficas, gastronomia típica indiana (vegetariana), teatro, entre outras exposições orais e não só. Para além disso, todo o festival será gravado para depois fazermos um documentário que será entregue ao Centro de Recursos Educativos e Multimédia da nossa escola e aos participantes no festival. É no decorrer deste nosso projecto, que será realizado na nossa escola a partir de 15 de Maio, que o grupo gostaria de saber qual a disponibilidade que o senhor tem para participar neste evento que contará com a presença dos professores, alunos e alguns encarregados de educação, uma vez que a sua presença neste evento seria uma mais valia para podermos dar a conhecer um lado do mundo menos conhecido pelas suas tradições, mas que começa a ganhar terreno e a marcar presença a cada dia que passa. Pessoalmente, o grupo teria muito gosto em poder ouvi-lo ao vivo. Relativamente ao espaço onde será apresentado o festival: é bastante grande e estará bem protegido, para além de que dispomos de algum material técnico. O nosso problema é que não dispomos de muito dinheiro para lhe oferecer caso se possa deslocar até aqui. Gostaríamos de saber, então, se é possível contarmos com a sua presença e quais são as condições que o senhor sugere.

Caso esteja interessado em saber um pouco mais sobre o nosso projecto pode consultar o nosso blogue: http://grupo2ap2008.blogspot.com

Um bom dia para si,

Sara Duarte

15 de Abril de 2009

Paulo Sousa, sitarista

Boa noite Paulo,

O festival durará apenas um dia. O Conselho Executivo da escola ficou de agendar uma data connosco a partir do dia 15, mas como é uma sexta-feira certamente será só a partir do dia 18, segunda-feira. Assim que o Conselho Executivo nos dê uma data precisa entraremos em contacto consigo para negociar então a sua presença no festival e confirmar a sua disponibilidade. Relativamente ao tempo de concerto a ideia seria fazer uma pequena apresentação, uma vez que não temos grandes meios financeiros (infelizmente as escolas não costumam colaborar com os alunos nestes aspectos) e também não queremos ocupar muito o seu tempo, daí sugerir que o senhor nos diga o tempo que poderá ficar de acordo com as circunstâncias. Em princípio 30 minutos ou mesmo 20 minutos já seria muito bom. Ainda assim gostaríamos de saber a sua opinião, uma vez que já está mais à vontade com este tipo de eventos.

Obrigada pela sua disponibilidade.

Sara Duarte
Inês Veladas

16 de Abril de 2009

Conhecimentos a adquirir/Documentos importantes