quarta-feira, 20 de maio de 2009

Noite antes do festival

Aguardamos com muita ansiedade a chegada do festival, desesperamos por uma cama neste momento e ainda estamos a trabalhar, a arranjar as flores, os recipientes para as especiarias, as bolinhas de côco, o arroz, as águas sendo que ainda necessitamos de treinar a dança e a apresentação. Estamos já muito cansadas e precisamos de poupar energia para amanhã.
Em princípio teremos de acordar por volta das 06:00h para estar na escola às 07:00h e preparar tudo. Vamos então acabar as últimas actividades em falta, estabelecer uns contactos de última hora e, finalmente, descansar.

Ponto de situação do projecto

Esta mensagem serve para fazer um ponto de situação do projecto referindo como estão as alunas a nível físico e psicológico bem como o projecto em si. Ora, este último está já todo planeado ao nível de horários, funções do pessoal, actividades e segurança o que nos deixa, para já, bastante descansadas. Neste momento confessamos que estamos um pouco cansadas, uma vez que não temos dormido bem pois existem bastantes actividades para fazer que só podiam ser feitas nesta altura pois não faria sentido, por exemplo, ir buscar flores ao MARL para decorar o espaço com um mês ou uma semana de antecedência, ou preparar o espaço de actuação, som, carrinho multimédia ou ainda preparar o ambiente e fazer a respectiva decoração, pelas mesmas razões. Enfim, são actividades de última hora que não representam um atraso nosso, mas sim a única possibilidade que temos para as realizar, pois, como já referi, não as podíamos ter feito mais cedo. Para além da decoração falta-nos apenas treinar a apresentação do festival e fazer um resumo dos conteúdos teóricos do nosso projecto para apresentarmos no dia 21 de Maio, dia do nosso festival. Uma vez que temos tido imenso trabalho prático (visitar lojas, pedir patrocínios, ir à embaixada, correr para aqui e para ali...) mantivemos de lado a parte teórica de trabalho, isto é, o livro e o site, apresentando-os ao professor no fim do ano lectivo, sendo que temos dado mais importância ao festival com as várias actividades inerentes ao mesmo, focando alguns pontos teóricos no dia do festival em conjunto com a apresentação da maquete e dos artigos.
Neste momento quase nos apetece desistir de tudo pois estamos mesmo cansadas: parecendo que não, este festival tem dado muito que pensar e que trabalhar! São autorizações de um lado, pedidos do outro, dúvidas do outro, aulas e escola do outro, aulas de dança e música para o festival do outro, são impressões, dinheiro gasto, horas de trabalho a cortar, a colar, a ensaiar, a estudar as posições das actividades, a telefonar para pessoas importantes para o projecto, depois ainda é necessário reunir com o Conselho Executivo a fim de saber se este aprova ou não as nossas ideias devidamente explicadas, depois são horas para fazer flyers (fora de brincadeiras, 6 horas para cada flyer!) uma vez que tive de aprender a usar e experimentar o software de edição e criação de imagem, outras tantas horas para o site, outras imensas horas para o blogue e ainda ter o cuidado de preservar o portefólio e mantê-lo actualizado para que satisfaça as nossas necessidades, tempo para construir a maquete e fazer uma escala, tempo para vestir roupas e escolher as roupas para o dia do festival, tempo para alugar e procurar os artigos a expor no festival bem como a música ambiente, já para não falar do projecto do voluntariado, visitas de estudo, conferências e exposições fotográficas, enfim...Estamos já muito cansadas aguardando com alguma ansiedade o dia do festival que esperamos ser no mínimo divertido. Caso alguma actividade falhe à última hora já temos algumas actividades que podem substituir as outras como, por exemplo, dança Kathak, Bhajan e explicação dos artigos expostos, para que nada corra mal neste dia.
À espera de uns dias de descanso e sem mais assunto,

Sara Duarte
Inês Veladas

Relatório das aulas da dança - Kathak

Entre o dia 18 e dia 19 de Maio tive aulas de dança Kathak com a professora Damodara Priya que se disponibilizou a dar-mas gratuitamente. Inicialmente a professora estava naturalmente pouco confiante uma vez que eu nunca tinha dançado Kathak nem este tipo de danças a sério,daí ter-me dito desde o início que a dança ficaria muito limitada.
Na segunda feira permaneci no espaço de dança entre as 17:30h e as 01:00h para aprender cerca de dois minutos e meio de dança. Já na terça feira permaneci no mesmo espaço entre as 16:30h e as 21:00 para aprender mais trinta segundos de dança e treinar um pouco o resto da mesma. Apesar de eu nunca ter dançado estas danças, a professora deu-me os parabéns dizendo que superei bastante as suas expectativas, uma vez que ela nunca pensou que eu conseguisse aprender a dançar em apenas dois dias de dança intensiva.
Estou muito contente por ter finalmente alcançado este objectivo. Espero que corra tudo bem no dia do festival!

Fato de dança Kathak com acessórios

Abaixo estão apresentadas as fotografias do novo fato para a dança Kathak bem como os acessórios necessários para a mesma.












terça-feira, 19 de maio de 2009

Maquete

Abaixo estão apresentadas as fotos que tirámos no dia da elaboração da maquete e no dia do enquadramento das fotografias para a exposição na escola.








domingo, 17 de maio de 2009

Flyer com o horário do festival






(Esta imagem é um screenshot da criação e edição do flyer utilizando o GIMP - GNU Image Manipulation Program - como ferramenta de manipulação de imagem.)

Flyer do festival

Após várias tentativas acabei por escolher este flyer que ficou bastante mais simples, em comparação com os outros que havia feito, mas, a meu ver, bem mais funcional.




Este flyer será exposto na segunda-feira no CREM, na entrada da escola, no átrio, nos vários pisos da escola, no bar e na associação de estudantes, bem como o papel informativo das actividades a decorar com os respectivos horários.

Abaixo estão expostos os flyers que fiz que ficaram sem efeito, uma vez que preferi o outro.















(Esta imagem é um screenshot da criação e edição do flyer utilizando o GIMP - GNU Image Manipulation Program - como ferramenta de manipulação de imagem.)