segunda-feira, 11 de maio de 2009

Relatório da Visita de Estudo

No dia 11 de Maio, tal como previsto, o grupo 2A juntamente com a o resto da turma e o professor de Sociologia Abílio Barroso deslocou-se a Telheiras e a Alcântara a fim de visitar a Comunidade Hindu de Portugal e o Museu do Oriente. Abaixo encontra-se o relatório da visita de estudo realizada:
Às 08:30h todos os alunos (excepto o André Machado que apareceu mais tarde) estavam à porta da escola prontos para iniciarmos a visita. A ideia era sairmos da escola às 08:30h para estarmos na Comunidade Hindu de Portugal às 09:15h e assim foi.
Depois de apanhar o metro até ao Campo Grande seguimos para Telheiras no autocarro nº 78 com destino ao Paço do Lumiar (alguns alunos preferiram ir a pé), saindo na penúltima paragem, mesmo em frente ao Templo.
Assim que chegámos efectuei um breve discurso aos alunos pedindo-lhes para se descalçarem e para fazerem silêncio enquanto estivessem dentro do Templo. De seguida procurei a Sra. responsável pela visita guiada pelo que a iniciámos por volta das 09:25h. Os alunos entraram no templo (à excepção do Francisco Coelho que argumentou não entrar no Templo por pertencer a outra religião, pedindo a compreensão de todos...) e não perturbaram ninguém, nem fizeram barulho. A visita acabou por volta das 10:00h e foi bastante engraçada, uma vez que ficámos a conhecer outra religião e elementos culturais diferentes dos nossos, talvez por isso os alunos tenham feito bastantes perguntas pertinentes. A explicação da Sra. que nos guiou durante a visita foi muito introdutória o que facilitou a compreensão e atenção do público. Depois da visita terminar e de se esclarecerem algumas dúvidas agradecemos a visita e seguimos para o Campo Grande com destino a Entrecampos, pelo que, durante esta viagem, pedimos a toda a gente o valor de €2, a fim de organizar o pagamento da próxima visita.
Já neste último local apanhámos o autocarro nº 38 com destino ao Alto de Sto. Amaro (alguns alunos preferiram ir de comboio) com destino a Alcântara chegando lá por volta das 11:15h.
A visita ao Museu do Oriente foi particularmente brilhante porque tivemos a sorte do ter um guia fantástico! O que nós pensámos à partida que ia ser um aborrecimento foi, ao invés, uma experiência muito divertida e enriquecedora. O guia conseguiu prender a atenção dos alunos através de uma visita bastante formal com um discurso quase semelhante ao da nossa idade e entre amigos o que fomentou e facilitou não só a participação dos alunos como também a compreensão dos conteúdos por toda a gente. Nesta visita houve um grande dinamismo entre alunos e guia (uma vez que este ia fazendo várias actividades connosco, desde permitir que nos sentássemos no chão, fazer-nos pensar e expor oralmente o nosso pensamento acerca de qualquer ponto em questão permitindo comparações e conclusões facilmente entendidas, até comparar imagens e deuses expostos no museu a alguns alunos a fim de estes se porem na pele dos deuses e perceberem a história como se fosse algo proveniente deles mesmos) sendo que as dúvidas iam sendo esclarecidas à medida que surgiam. De um modo geral os alunos mostraram-se muito satisfeitos com esta visita de estudo, lamentando a falta de alguns colegas da turma que se ausentaram aquando do fim da primeira visita.
Quando a visita terminou, as duas responsáveis pelo projecto visitaram a loja do museu a fim de descobrirem novas ideias por entre as almofadas e artigos expostos voltando para casa de autocarro com um grupo de alunos, sendo que o outro grupo de alunos se deslocou para casa de comboio.
Ficámos muito satisfeitas com esta visita de estudo, até porque nos permitiu compreender melhor alguns aspectos que estamos a tratar no nosso trabalho e permitiu também que a nossa turma tenha uma ideia do tema do nosso projecto e que fique esclarecida acerca dos vários pontos que também vamos apresentar no dia do festival.

Fotografias do Templo Radha-Krishna










Durga


Sita Ram


Shiva Parvati


Radha Krishna

Fotografias do Museu do Oriente - Deuses da Ásia


Ganesha


Durga


Vishnu


Kali


Kali


Kali

Sem comentários: